Este programa tem vindo a ser desenvolvido ao longo do 2º e 3º Período tendo como objetivo principal ajudar as crianças a desenvolver capacidades pessoais e relacionais, permitindo refletir sobre o modo como se relacionam com os outros de modo a desenvolverem competências de relacionamento interpessoal positivas que promovam a sua integração social e facilitem o sucesso escolar.
As sessões são dinamizadas pelo gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Sócio-Educativo, pela assistente social, Claúdia Pereira e pela psicologa Fátima Poucochinho em coadjuvação com a professora titular.
O programa consiste em 14 sessões, todas elas com diferentes temáticas.
Aqui pretendemos deixar um pouco do trabalho desenvolvido com os alunos no decorrer das duas últimas sessões.
Assim, na 11ª Sessão tinhamos como tema a percepção do impacto dos nossos actos no outro tentando o auto-controlo e a procura de comportamentos alternativos adequados.Nesta sessão os alunos tinham que fazer pequenos teatros que os ajudassem a treinar a resolução de problemas recorrendo a estratégias assertivas e ponderadas e recorrendo aos chamados "semáforos";
A Claúdia começou por distribuir aos diferentes grupos, pequenas bandas desenhadas onde as personagens perdiam o controlo dos seus atos e partiam para a violência. O objectivo deste trabalho consistia em que cada grupo,observasse a situação e recriasse a mesma usando o "semáforo" na hora indicada, de forma a evitar o ato de agressividade.
Assim, após a reflexão de cada grupo, partiram para a dramatização ;
Foi uma sessão bastante participada, e com a qual refletiram mais uma vez, a necessidade de recorrerem a estratégias adequadas para gerirem conflitos e resolverem situações difíceis, recorrendo ao "semáforo".
13º Sessão
Nesta sessão estivemos a construir um livro muito importante para promover a auto-ajuda na construção da individualidade. Este livro contempla as ideias que os alunos tiveram em situações em que se encontravam tristes consigo mesmos, e de que forma conseguem ultrapassar esses momentos.
Quando estou triste posso...
Sem comentários:
Enviar um comentário